No processo de emagrecimento é importante combinar a programação nutricional com o cronograma de treinos. A combinação dos treinos aeróbicos (bike, caminhadas, corridas, natação) com os treinos de força (academia, crossfit) renderão os melhores resultados.
No processo de perda de peso, o ajuste metabólico ocorre de maneira lenta e gradual com o aumento dos treinos aeróbicos, que podem utilizar preferencialmente gorduras como fonte de obtenção de energia. Por incrível que pareça, a reserva quase ilimitada de gordura corporal não consegue ser recrutada se o nosso corpo não “souber” como usá-la (obesos sedentários).
Não existe outra forma de tornar esse processo mais eficiente, se não for treinando. Para isso existe uma faixa de frequência cardíaca individual e variável com o tempo, que pode ser descoberta através de uma análise metabólica, como a da Dr. Esporte.
Então, treinando dentro de uma zona de batimentos cardíacos específica é possível perder peso mais rápido.
Com relação aos treinos de força, eles são imprescindíveis para aumentar o gasto calórico e também a massa magra, evitando assim o indesejado mas comum “efeito sanfona”.